Talvez a primeira novidade já tenha aparecido no próprio título deste guia: a expressão “desenvolvimento pessoal” e a palavra “sucesso” quase lado a lado. Isso não é à toa.
Para efetivamente atingir o sucesso é necessária uma série de ações e qualidades de quem pretende atingi-los: tomada de decisão, autoconhecimento e autoconfiança são alguns exemplos.
Ora, essas e outras qualidades não vão aparecer em você todos os dias às 6 da manhã quando você sair da cama. Elas têm que fazer parte de quem você é, não é verdade?
Por isso, preparei este guia de desenvolvimento pessoal, onde explico o que é desenvolvimento pessoal e a sua importância para o sucesso pessoal e profissional.
Nele, você vai saber também os erros mais comuns que podem ser cometidos no caminho, dicas para atingir seus objetivos e algumas ferramentas que apoia-lo nessa jornada.
Gostou da temática? Então boa leitura e mãos à obra!
O que é desenvolvimento pessoal?
Todo mundo quer evoluir no campo pessoal. Mas o que exatamente significa isso?
Muita gente, ao ouvir falar a respeito, pensa logo em autoajuda e naqueles livros que dão uma motivada e levantam o astral, mas não passam muito disso.
Não precisa desanimar: não é disso que vamos falar aqui.
Desenvolver-se pessoalmente é lidar com as coisas que você quer fazer e as que você tem a obrigação de fazer de forma saudável, pragmática e adulta. Entenda melhor:
O que você quer fazer
Boa pergunta: o que você quer fazer? Algumas pessoas querem ter sucesso, outras precisam de muito dinheiro, todo mundo busca a felicidade.
Sabe o que há em comum entre todas elas? Elas são muito vagas em seus objetivos.
Ora, cada um tem uma ideia do que seja sucesso e o que parece muito dinheiro para uns pode ser uma micharia para outros. A felicidade então, talvez seja o objetivo mais vago de todos.
Há pessoas que têm muito dinheiro e não são felizes, há quem viva muito bem com pouco.
Quando se perguntar “o que eu quero fazer”, não confunda essa pergunta com “o que eu quero ter”, mas pense em onde você quer chegar.
Isso mesmo. Para o desenvolvimento pessoal, é muito importante saber que você realiza seus objetivos. E, se você não tiver objetivos claros, nunca vai saber se realizou.
Um exemplo de objetivo claro: “quero ser proprietário ou proprietária de uma empresa da área de tecnologia com um faturamento anual de 1 milhão de reais até o fim de 2024”.
Você não só definiu um objetivo para os seus próximos anos como explicou para você mesmo o que considera sucesso.
O mesmo vale para dinheiro: de quanto dinheiro estamos falando? E a felicidade? Você não é feliz? Se a resposta é não, o que te tornaria feliz?
O que você tem que fazer
Pode parecer que estamos confundindo o pessoal com o profissional, já que a conversa é sobre desenvolvimento pessoal e já começamos dando um exemplo fictício de uma empresa de tecnologia.
Mas, uma vez que você tenha uma meta profissional, ela implica ajustes na sua vida pessoal. Se alguém for colocar essa meta em prática, algumas concessões terão que ser feitas.
Por exemplo: é possível ter dois filhos até 2024? Provavelmente não, já que a paternidade ou a maternidade demandam tempo, dinheiro e responsabilidades e você já se colocou um objetivo que vai deixá-lo ocupado.
Resumindo: toda meta objetiva que você se coloca no campo profissional, implica em escolhas e elimina algumas opções na sua vida pessoal.
E vice-versa: se o seu objetivo fosse ter dois filhos, a sua empresa de tecnologia estaria automaticamente excluída, ao menos até 2024.
Desenvolvimento pessoal é melhorar-se como pessoa, colocando-se objetivos e entendendo que é possível se tornar mais produtivo na vida pessoal para conquistá-los, mas que também toda escolha elimina outras opções.
Entendeu agora porque nem todo mundo que quer ter sucesso profissional, dinheiro ou felicidade consegue logo de cara?
Os maiores erros e desafios do desenvolvimento pessoal
Para tornar sua busca pelo desenvolvimento pessoal mais fácil, listo abaixo alguns erros que você não deve cometer se quiser chegar lá. Acompanhe:
Falta de metas
Isso é mais ou menos o que vim falando até aqui.
Vou apenas acrescentar mais uma coisa: tenha metas desafiadoras, mas condizentes com a sua realidade.
Desafiadoras porque você precisa de mudanças para sentir que tem se desenvolvido como pessoa. E condizentes com a sua realidade porque, se suas metas forem inalcançáveis, você certamente vai se frustrar e desistir.
Falta de tempo
Hoje em dia, tempo e dinheiro talvez sejam os maiores problemas de todo mundo que busca desenvolvimento pessoal. Ao contrário do dinheiro, porém, o tempo não pode ser recuperado.
Mas você pode otimizar a forma como gasta suas horas, não é mesmo?
Um bom jeito de começar é pensar se não está se doando demais.
Algumas pessoas são naturalmente generosas e, acredite, não falta gente que queira se beneficiar da generosidade dos outros.
Nada de mal nisso, mas é você quem deve estabelecer esse limite. Lembre-se do clichê de que “para ajudar os outros é preciso, primeiro, ajudar a si mesmo”.
Essa frase é repetida demais por aí, mas não deixa de ser verdade por isso.
Tenha também uma ordem de prioridades, mas não vá cair na tentação de trabalhar o tempo todo nos seus objetivos e achar que isso resolve o problema da falta de tempo.
Divida sua vida entre trabalho e lazer e evite perder tempo no futuro, cuidando de doenças causadas pelo estresse, problemas de relacionamentos, entre outros.
Falta de dinheiro
Coloque de uma vez por todas uma coisa em sua cabeça: o desenvolvimento pessoal se dá com aquilo que você tem.
É possível viver bem com pouco, o que também não significa renunciar aos prazeres do consumo.
Se você fizer um planejamento financeiro — tiver controle real de quanto ganha, quanto gasta, se o que gasta é realmente necessário e, claro, quanto deve — vai descobrir muita coisa sobre o seu dinheiro.
Será que você não gasta demais? Ou então poderia ganhar um pouco melhor? Sabia que, mesmo endividado, é recomendável guardar dinheiro?
Faça um planejamento agora mesmo. Depois de descobrir sua real situação financeira será possível traçar metas para o seu crescimento pessoal que sejam condizentes com a sua realidade financeira. E ser feliz com aquilo que tem.
Medo
Se você sente medo de tomar decisões que melhorem a sua vida, seja bem-vindo ao time.
Está em busca de maneiras de acabar com o medo para fazer as coisas andarem? Esse é o problema: não há como acabar com o medo. O que você deve fazer é enfrentá-lo.
Nos acostumamos a pensar em pessoas que conquistam o desenvolvimento pessoal e profissional como se fossem inabaláveis, mas verdade seja dita: todos temos nossos momentos difíceis.
Procure pensar no medo como um amigo: ele te dá conselhos, mas é você quem decide se vai seguir ou não.
O medo sempre vai te aconselhar a ficar exatamente onde está e, adivinhe: em alguns momentos essa é a melhor escolha mesmo.
Mas se você der ouvidos a ele o tempo todo, nunca vai arriscar. E para conquistar o desenvolvimento pessoal — assim como para conquistar qualquer outra coisa na vida — é preciso correr riscos.
As melhores dicas para o desenvolvimento pessoal
Você já deve ter notado que não há um botãozinho em sua vida que irá apertar e ser mais feliz.
Para se desenvolver como pessoa, é preciso fazer um exame de consciência para entender quais são as suas necessidades e vontades e claro, traçar metas.
E como essas metas são diferentes para cada pessoa e para cada necessidade, não é possível dar dicas tão específicas. Mas há coisas que ajudam qualquer um a atingir seus objetivos e é sobre elas que vou falar agora.
Administre seu tempo
Há vários campos na nossa vida que nos fazem crescer como pessoas. Temos nossas metas profissionais, nosso lazer, compromissos familiares, queremos ler e nos informar, estudar, entre outras coisas.
O desenvolvimento pessoal depende também de uma organização do seu tempo, de modo que um pouco dele seja dedicado para cada coisa.
Acredite: se não fizer isso, você se verá em extremos como trabalho excessivo ou diversão desregrada.
Divida seu tempo entre essas atividades para o seu crescimento pessoal. Comece, claro, pensando quais são elas.
Elas costumam diferir de pessoa para pessoa, mas as categorias que citei aqui acima são um bom ponto de partida para montar a sua.
Busque o autoconhecimento
Se você é do tipo cético, pode torcer o nariz quando falam de autoconhecimento.
Pois saiba que não se trata de nenhuma “filosofia hippie”, mas de algo científico e aplicável.
Há diversas técnicas e práticas para que você tire um tempo para conhecer a si próprio: análise de perfil comportamental, meditação, terapia, psicanálise e programação neurolinguística são alguns exemplos.
Reflita sobre seus padrões de comportamento. Você se auto sabota? Repete alguns erros no profissional e pessoal e acaba infeliz por causa disso?
As vezes somos enganados pelo nosso subconsciente, repetindo comportamentos pouco saudáveis sem perceber ou saber por que o fazemos.
Ferramentas que podem ajudar nessa tarefa
Muito bem, você já sabe o que é desenvolvimento pessoal, como conquistá-lo e já aprendeu quais os maiores desafios para isso.
Também já tem ótimas dicas para crescer como pessoa. O que falta? Simples: uma boa lista de ferramentas para facilitar todas essas tarefas.
Ninguém aqui está dizendo que não dá pra ser feliz sem a tecnologia, mas que ela ajuda, ajuda!
Forest
Esse é um aplicativo para administrar a sua produtividade de um jeito diferente.
Você programa um tempo para cada uma das suas atividades, dividindo em frações de meia hora.
O app liga um timer no seu celular e o bloqueia, para que você faça a tarefa para a qual designou aquele tempo. Excelente para os viciados em smartphone que querem produzir mais.
Mas o melhor não é isso: no início dessa meia hora o Forest planta uma sementinha e ela vai crescer e se tornar uma árvore quando os 30 minutos terminarem!
Você acumula suas arvorezinhas, compara com a dos seus amigos pelo próprio app e ainda aumenta a produtividade.
TED
A sigla significa Tecnology, Entertainment, Design ou Tecnologia, Entretenimento e Design, em português.
Quando essa organização sem fins lucrativos foi criada, essas três áreas eram seu carro-chefe.
Hoje, é possível acompanhar palestras sobre quase todos os assuntos no TED.
O slogan da plataforma fala por si só: “ideias que merecem ser espalhadas”.
No seu celular, tablet ou computador, você poderá assistir vídeos curtos (18 minutos ou menos) que servem como motivação e inspiração para mudanças pessoais e profissionais.
Level Up!
O “Level Up!” é o melhor ecossistema de conteúdos gratuitos sobre desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, comportamento e performance humana.
Esse blog faz parte deste ecossistema, assim como meu podcast – o Level Up! Cast, meu canal no Youtube, artigos no Hortmart Sparkle, Medium. Estou também nas redes sociais gerando diariamente conteúdos de valor para você.
Chega de perder tempo garimpando e coletando informações fragmentadas na internet. Tenha acesso a todo esse conteúdo de maneira organizada, consolidada e em um único lugar.
Sempre quando sair algo novo, e isso acontece todos os dias, você será notificado!
, cadastre-se e passe a receber gratuitamente todo esse material na palma de suas mãos.
Conclusão
Otimize o seu tempo, tenha objetivos precisos e possíveis de alcançar e use boas ferramentas para te motivar e inspirar.
Assim, você pode canalizar seus pensamentos e atitudes, criando um fluxo positivo de desenvolvimento pessoal.
Lembre-se: ser feliz não é conquistar bens ou dinheiro. É ser produtivo e saber que você gasta o seu tempo com as coisas mais importantes e se realiza com elas.
Perfect! Agora você está inspirado e motivado para se desenvolver como pessoa e alcançar o sucesso.
Curtiu o conteúdo? Coloque nos comentários sua opinião. Ela é muito importante para mim! 😉👊
👉 Assista aos vídeos “Como resolver problemas de relacionamento” e “Como lidar com pessoas tóxicas” de meu canal no Youtube.
👉 Leia também os artigos: “Comportamento humano: entenda a importância de compreendê-lo” e “Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: 8 dicas para obter”.
Até o próximo artigo! 👊