Uma extraordinária promoção profissional, mas da qual você não se sente merecedor. Ou, ainda, um relacionamento saudável que parece ser tudo aquilo que você procurava, até perceber que a sua mente tem trabalhado contra a perpetuidade dessa felicidade.

Se você se identifica com esses exemplos, é bem possível que você já tenha praticado, em alguma medida, a autossabotagem.

Acredite: ela está presente por toda a parte. Também conhecida como Síndrome do Impostor, a autossabotagem é um problema que pode minar as suas conquistas pessoais e profissionais.

Neste post, vou te mostrar o que isso significa e como você pode enfrentá-la!

 

O que é a autossabotagem?

Resumidamente, a autossabotagem é isso mesmo que o nome parece evidenciar: uma maneira de sabotar a si, agindo contra aquilo que você deseja e tenta conquistar.

Entretanto, esse processo não ocorre de maneira explícita e, tampouco, consciente. Parte daquilo que pensamos, reprimimos e nos deixamos levar em impulsos quem vêm à tona e colocam em xeque os nossos esforços.

Assim, a autossabotagem é um processo até discreto, e que muitas vezes nem nos damos conta de que o praticamos. E muitos fatores podem contribuir para que tais atitudes emerjam, no dia a dia, afastando-nos de nossas metas e objetivos. Traumas de infância, por exemplo, estão entre eles.

Para tanto, antes de mergulhar fundo em tais questões, vale a pena perceber em seus próprios comportamentos e atitudes se a autossabotagem tem acompanhado você em sua rotina.

 

Quais são os indícios da autossabotagem?

Autossabotagem

Abaixo, reunimos algumas das principais características em comum entre as pessoas que convivem com a autossabotagem em suas decisões cotidianas, como:

  • Dificuldade para reconhecer as próprias conquistas, mesmo quando os elogios e congratulações são sinceros;
  • Exageros nos feitos e conquistas, que é diametralmente oposto ao item anterior. Com isso, a exaltação mentirosa de si é uma maneira de sabotar-se a partir da necessidade de aprovação;
  • Fragilidade que exalta uma espécie de não merecimento de suas vitórias;
  • Senso de inferioridade e comparação constante com os outros, ainda que não seja de modo competitivo;
  • Enfoque contínuo no que está em falta, e não naquilo que já funciona e pode ser aprimorado;
  • Pavor de falhar e, para isso, tem uma paralisia de ações, o que induz à falha, invariavelmente;
  • Necessidade de controle, porque assim é mais fácil manipular a verdade e fazer com que, aos poucos, a autossabotagem assuma o protagonismo de suas ações.

 

E então, conseguiu identificar uma ou mais atitudes que pode estar bastante presente em sua rotina? Então, vamos ver como isso pode ser gradualmente eliminado dos seus hábitos cotidianos?

 

Como superar a autossabotagem?

Assim como a autossabotagem surge sem avisos, mas é fortalecida por meio da repetição de atitudes derrotistas — as tais crenças limitantes —, você pode exercitar boas práticas que espantam o negativismo do seu dia a dia.

Para ajuda-lo, reuni as melhores estratégias nesse sentido. Confira quais são, logo abaixo!

 

Entenda que é possível

É possível, sim, vencer, conquistar e almejar objetivos maiores. Você pode, é capaz e tem tudo à sua disposição para obter resultados positivos.

Sabe o que falta? Você repetir isso para si, mais vezes. Sempre que um pensamento negativo vir à mente, espante-o. A questão, aqui, não está em povoar os pensamentos com ideias deslumbradas de positivismo, mas de pensar em concretizações.

Por que uma promoção no seu trabalho não é possível? Como os seus colegas fizeram? Inspire-se nas atitudes deles, e traduza-as para a sua rotina. Tomar ações é a melhor maneira de mostrar para a sua autossabotagem que você pode, sim, fazer tudo aquilo que colocar em sua mente como objetivo.

 

Motive-se constantemente

Autossabotagem

Complementando o que disse no último tópico, faça o seguinte: estabeleça o seu objetivo e tenha-o sempre em mente ao acordar e antes de iniciar qualquer tarefa associada a ele.

Com isso, você vai se recordar daquilo que realmente importa, e o quanto aquela pequena atividade — por menor que seja — deve ser realizada para que você se aproxime um pouco mais do seu desejo.

 

Tenha paciência

A autossabotagem é um adversário difícil de vencer. Pudera, você está enfrentando a si. Por isso, não desanime se a batalha for árdua.

Experimente o insucesso e tente novamente. Aprenda com as fragilidades demonstradas no seu processo de sabotar a si, e faça diferente da próxima vez.

Com paciência, você entende mais a respeito dos seus pensamentos e atitudes, o que facilita o hábito de evitar que essas ações se repitam futuramente. Você vai aprendendo a lidar com você. E isso é ótimo!

 

Conte com ajuda especializada

Autossabotagem

Hoje em dia, muitos profissionais podem ajudar você a trabalhar ativamente nas estratégias para acabar com a autossabotagem em sua rotina.

São pessoas que ajudam você a visualizar, com mais precisão, quais são os comportamentos tóxicos que afastam você de suas principais metas para 2020 e também os objetivos em longo prazo. 

Assim, vale a pena observar quais psicólogos e psicanalistas são especialistas nessa área, além do auxílio de um bom coach focado nesse tipo de situação.

Neste ponto, posso lhe ajudar. Para tanto, e você terá acesso direto a meu WhatsApp. Terei o maior prazer em conversar contigo e entender sua necessidade. Não espere para amanhã aquilo que você pode fazer hoje. Faça parte do grupo de pessoas que são os verdadeiros capitães de suas vidas. Que têm alta performance e conquistam seus objetivos. Aguardo seu contato. 😉

 

Gostou do conteúdo?

Deixe sua opinião nos comentários. 🤗

Até a próxima semana!

👉 Artigo adaptado do original publicado em Febracis Blog

👉 Acesse também os artigos: “10 Regras para uma Vida de Alta Performance” e “Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): saiba como construir o seu!”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *